XB4

2014 All-new Features

Chassis.

A nova placa de chassi em compósito tem um desenho dividido com a placa frontal separada da placa de chassi traseira. Este conceito permite que todo o sistema de suspensão traseiro seja montado na posição standard usando o chassi traseiro ou montado mais baixo diretamente no chassi de alumínio. Montando directamente a suspensão traseira no chassi de alumínio aumenta a tracção e é especialmente aconselhado para pistas com pouca tracção.
A traseira do chassi apresenta várias posições para colocação de pesos adicionais o que permite uma montagem perfeita dos mesmos para uma melhor distribuição de peso.

A montagem da suspensão traseira directamente no chassi de alumínio requer peças opcionais de colocação da suspensão 363311 e 363321. O chassi separado é compatível com ambos os carros XB4 e XB2

Braços de Suspensão.

Os novos braços de suspensão apresentam um sistema inovador SFA (Suspension Flex Adjustment). Quer corra em condições de pouca ou muita tracção, pode facilmente ajustar a flexibilidade dos braços de suspensão. Os novos braços incluem 4 furos onde as placas de grafite opcionais são montadas e as áreas à volta dos furos foram reforçadas para uma máxima durabilidade.

SFA Endurecedores de Grafite.

Novos, inovadores e únicos SFA endurecedores de grafite que permitem um rápido ajuste da dureza da suspensão, para mais facilmente se ajustar às várias condições das pistas.

Quer corra com baixa ou alta tracção, com os inteligentes endurecedores pode rapidamente ajustar o seu carro para se adequar às condições actuais da pista. No início de uma corrida quando a dureza é baixa, os braços de suspensão são montados sem os endurecedores SFA. Quando a tracção sobe, a suspensão pode ser facilmente endurecida montando os endurecedores de grafite SFAtm para uma maior estabilidade e maior facilidade de condução. Os endurecedores de grafite oferecem ao carro uma maior estabilidade em chicanes e fazem com que a direcção se torne mais fácil e suave.
Feitos a partir de um grafite de alta qualidade com uma espessura de 1.6mm, os endurecedores podem ser facilmente montados ou removidos através de poucos parafusos.

Os endurecedores apenas estão disponíveis como opcionais.

Ajuste da distância entre eixos.

Os novos braços de suspensão são mais estreitos o que permite um ajuste rápido e confortável da distância entre eixos. Usando os espaçadores de 2mm incluídos no kit, ambos os braços traseiros e dianteiros podem ser movidos tanto para a frente como para trás ajustando o balanceamento do peso de acordo com as condições da pista.Mover os braços para frente faz com que o equilíbrio e o peso do carro sejam transferidos para a traseira o que é mais aconselhado para pistas com tracção média a alta. Mover os braços para trás faz com que o equilíbrio e o peso do carro sejam transferidos mais para a frente do carro o que é mais aconselhado para pistas com tracção de média a baixa.
Os espaçadores da distância entre eixos permitem não só mover a suspensão frente/traseira mas também permitem ajustar a distância entre eixos entre longa ou curta para um ajuste mais perfeito às várias condições da pista.

Posições de montagem de amortecedores variável.

O novo conceito do design dos braços de suspenão traseiros permitem uma fácil e prática alternância entre posíções dos amortecedores. Dependendo das condições da pista os amortecedores traseiros podem ser instalados quer à frente ou atrás dos braços de suspensão.

Embraiagem Deslizant.

A força do motor é transferida para a engrenagem através de uma embraiagem deslizante central ajustável para uma fácil e rápida configuração.

As novas placas leves da embraiagem deslizante têm um relevo maquinado que diminui a fricção da superfície o que ajuda a um melhor ajuste do deslize da embraiagem. Com as novas placas a pressão das mesmas está melhor distribuída na circunferência dos discos o que aumenta a eficácia.

Os novos discos são produzidos a partir de um novo e eficiente material SLS com uma grande eficiência de deslize e permite um preciso ajuste do diferencial deslizante

A nova mola do diferencial deslizante é mais forte o que ajuda a um mais constante e preciso ajuste do deslize do diferencial deslizante.
As luvas da embraiagem são super aligeiradas e produzidas em aço HUDY SpringSteel™ e endurecidas usando um processo especial de endurecimento da XRAY a fim de obter maior durabilidade e fiabilidade. As placas de ajuste são maquinadas em alumínio Swiss 7075 T6 e posteriormente endurecidas e acabadas com um tratamento superficial em preto.

Jantes em Off-set.

As novas jantes da frente têm uma compensação de +1mm o que faz com que a frente do carro esteja mais larga e assim fique mais estável.

Suportes dos diferenciais.

Front & rear bulkheads were reinforced to withstand rigorous impacts and abusive racing conditions. The diameter of the holes for ball-bearings was refined to minimize ball-bearing play which results in increased lifetime of the gear’s teeth and minimizes the gears stripping.

Torres dos Amortecedores.

Torres dos amortecedores da frente e traseira foram redesenhados e reforçados.

Maquinadas em grafite de 3.0mm de alta qualidade, as torres de amortecedor são leves e resistentes. As torres frontal e traseira incluem múltiplas posições para os amortecedores, assim como múltiplas posições para ajuste do roll-center. A torre traseira também fixa a asa traseira.

Luvas do Diferencial.

Tanto os diferenciais da frente e traseiro apresentam as novas luvas do diferencial reforçadas para aumentar a sua confiança.

Transmissões Internas do Diferencial.

De forma a aumentar a vida e confiança nos diferenciais da frente e traseiro as suas transmissões internas foram reforçadas.

Rótulas.

Todo o pequeno feedback foi considerado e avaliado e até no mais pequeno detalhe como as rótulas foram aperfeiçoadas e melhoradas. De forma a aumentar a confiança nas rótulas estas foram redesenhadas e reforçadas.

Placa de chassi superior.

A nova placa de chassi superior foi reforçada para uma maior confiança nela e pequenos detalhes melhores para um ajuste preciso.

A placa superior do chassis, produzida com grafite de ???mm de alta qualidade, tem como principal função não apenas segurar a carroçaria mas também reforçar a fixação do chassis, ligando a caixa de diferencial frontal ao sistema de engrenagens central. A placa superior fixa os rolamentos centrais nos seus suportes.

Orings dos Amortecedores.

De forma a melhorar a vedação do amortecedor os orings da tampa superiorestão incluídos nos amortecedores.

Protecção da Torre dos Amortecedores.

Embora a torre dos amortecedores da frente tenha sido redesenhada com um reforço extra, o XB4 inclui um protector adicional da torre dos amortecedores, que pode ser usado em pistas muito abusivas.

Ball Differential.

The optional ball differential was designed and is suggested for low traction track conditions. Externally adjustable ball differential is machined from HUDY Spring Steel and additionally hardened for extra durability and long lifetime. High-quality carbide thrustbearing is included for smooth operation and the carbide balls ensure ultra-smooth running. The ball differential comes factory pre-assembled..

"To create an all new platform in a new class is the most demanding and difficult task for an RC car designer. The benefit is that since you are starting from zero there are no limitations other than your imagination.

To design and develop this buggy was an incredibly challenging project. Nearly 2 years were spent in prototyping and development and the XRAY factory off-road team has tested many different designs and configurations ranging from conservative to crazy.

I am very happy and very proud to present you the final design chosen after extensive testing around the world in various conditions by some of the world's best drivers and backed-up with the artistic craftsmanship of our in-house XRAY factory production specialists. Designed, developed and fully manufactured in Slovakia, Europe, with XRAY's legendary attention to the details, fine materials and extreme performance, I am excited to present you the all-new XB4."
Dipl. Eng. Juraj Hudy XRAY XB4 designer

Concept.

The XB4 is a typical XRAY car – a premium, professional, high competition model racing car for the most demanding racers, developed and designed with attention to the smallest details. Manufactured from premium European materials, machined using state of the art Swiss and German machines and backed by premium service & support, the XB4 is a typical XRAY, a luxury masterpiece.

XRAY off-road platform.

The XRAY off-road racing cars have received honours and accolades all around the world, including multiple ‘Car of the Year’ awards from RC car magazines around the world as voted on by consumers, and countless victories at all levels of racing, including multiple National and European Championship titles.

Over the decade the XRAY off-road cars set a new rise for premium quality and unbeatable reliability and have gained the hearts of racers around the world. The XB4 brings over the same characteristics from the large 1/8 off-road cars.

Multi-Flex™

A invenção da tecnologia Multi-Flex Technology™ pela XRAY tornou-se um dos mais importantes marcos no desenvolvimento de modelos de RC da última década. Esta inovação resultou não só em elogios e prémios, mas mostrou também ser uma vantagem competitiva real em pistas por todo o mundo, ajudando os carros XRAY a dominar corridas a nível local e nacional.
O XB4 é o primeiro carro da escala 1/10 todo-o-terreno a incorporar a tecnologia ajustável Multi-Flex, que permite adaptar a flexibilidade do carro de acordo com as condições da pista. Não interessa se a pista tem pouca tração, média ou muito alta. É possível adaptar a flexibilidade do chassis de acordo com a pista numa questão de segundos, e alterar de novo caso as condições mudem. Nunca foi tão fácil ajustar de forma profissional a flexibilidade de um chassis. É mais uma inovação da XRAY.

SOFT

Use soft setting for low-traction, dusty tracks. The car will create a lot of traction with this setting but will have less steering and response compared to stiffer setting.

MEDIUM

Use medium setting for medium-traction tracks. This setting offers good balance between steering responsiveness and traction.

STIFF

Use stiff setting for high-traction tracks where a lot of steering and car response is required.
The more screws used, stiffer the car is and less screws used, softer the car is. Do not remove any other screw except those shown.

Conceito do chassis.

O desenho único e revolucionário da chassis do XB4 possui a tecnologia Multi-Flex Tecnology™ da XRAY. A placa de chassis em alumínio Swiss 7075 T6 e a placa estrutural de compósito estão firmemente montadas para criar uma base sólida para que cada peça desempenhe um papel distinto:
Placa de chassis - fornece ao carro estabilidade e rigidez, permitindo a flexão por torsão ao longo do eixo longitudinal do carro.
Estrutura de compósito – Absorve as vibrações e trabalha como principal elemento de Multi-Flex, permitindo a alteração da flexibilidade de forma independente na frente e traseira do carro.

Chassis de alumínio.

Produzido em alumínio de 2mm de qualidade Swiss 7075 T6, a placa de chassis é estrategicamente maquinada em áreas de menor solicitação para ser tornada tão leve quanto possível, sem afetar a resistência ou rigidez.

A placa de chassis em alumínio protege o fundo do carro de condições extremas e saltos muito abrasivos. A placa de chassis é produzia para permitir encaixar perfeitamente todos os componentes de compósito, e todos os buracos são maquinados para produzir uma superfície suave após montagem.

Estrutura em compósito.

A estrutura em compósito do chassis foi produzida com precisão para permitir não apenas rápidos e fáceis ajustes de Multi-Flex, mas também para acomodar os principais componentes do carro. As caixas de diferencial frontal, central e traseiro estão montadas nesta estrutura, assim como o devido espaço para colocação de todos os componentes eletrónicos.

A placa de chassis possui suportes reforçados em ambos os eixos, longitudinal e transversal. Fornece proteção em ambas as direções, sem necessidade de componentes adicionais.

Equilíbrio de peso no chassis.

A disposição dos elementos eletrónicos no chassis foi configurada prestando especial atenção á melhor distribuição de pesos e equilíbrio possível. Durante a fase de desenho e produção de protótipos foram testadas diferentes configurações e recolhida, avaliada e comparada uma grande quantidade de informação por toda a equipa antes da escolha final de disposição dos elementos.
O motor está localizado na frente do lado direito, com o servo, ESC e recetor no lado oposto. Para maximizar o equilíbrio entre direita e esquerda, e entre frente e traseira, foi escolhido uma bateria tipo “saddle”, com as baterias colocadas na traseira entre a cremalheira e os suportes da suspensão.

Disposição da eletrónica.

Todos os elementos de eletrónica serão facilmente instalados na estrutura de compósito do chassis. O suporte do servo é fixado ao chassis por 2 parafusos permitindo uma fácil e rápida troca. Existe muito espaço atrás do servo para colocação do ESC e recetor.

Foi reservado espaço na frente do motor para montagem de uma ventoinha adicional, caso seja a vontade do piloto.

Os fios entre o motor e os elementos eletrónicos são guiados por um canal no centro do chassis, o que assegura que não irão interferir com os cardans ou qualquer outro elemento rotativo. O chassis inclui clips para o direcionamento dos fios da bateria.

Motor Mount.

O suporte do motor representa outra inteligente e inovadora solução da XRAY. O motor está ligado a uma placa de montagem excêntrica, que depois é integrada num outro suporte do motor/transmissão. Esta solução permite rápida e facilmente rodar o motor para ajustar a folga com a cremalheira, e ainda apertar com segurança usando apenas um parafuso.

Para assegurar que o motor não se solta com uma pancada forte, ou caso o motor não esteja suficientemente apertado, a placa do motor possui um sistema de aperto de “baioneta” que impede que esta se solte do suporte do motor. Rodando a placa de suporte do motor na direção contrária, o motor pode ser facilmente removido do suporte.

Remover ou ajustar a folga do motor nunca foi mais confortável e rápido, tornando as mudanças de configuração possíveis em apenas alguns segundos.

Sistema de transmissão.



Cardans.

Os cardans de velocidade constante (CVDs) do XB4 são produzidos exclusivamente no mundialmente reconhecido aço HUDY Spring Steel™. Os cardans são dos que menor diâmetro apresentam no mundo do RC, e ainda assim dos mais duráveis usados em carros elétricos de todo-o-terreno.

Endurecidos por um processo patenteado de endurecimento, os cardans apresentam uma duração imbatível e uma fiabilidade muito acima da média. O cardan apresenta também um “colar” em aço que impedirá o pino de montagem de saltar em andamento ou em caso de pancada.

Caixas de diferencial.

A atenção que a XRAY presta aos detalhes na sua pesquisa, desenvolvimento e engenharia é bem notada nas caixas de diferencial. Caixas simples permitem uma fácil e rápida desmontagem para alteração ou manutenção, desapertando apenas 4 parafusos na frente da caixa e debaixo do chassis. Este acesso rápido é idêntico no diferencial frontal e traseiro.

Engrenagem dos diferenciais.

As engrenagens do XB4 asseguram uma elevada capacidade de viragem em aceleração, necessária em praticamente todas as pistas, tanto em carpete como em barro.

O diferencial inclui uma caixa em compósito e uma tampa com coroa incluída. Os elementos internos são moldados com precisão num compósito de mistura especial XRAY, especialmente desenvolvido e combinado para este fim, assegurando uma elevada duração e uma utilização suave e eficaz.

O sistema “livre de manutenção” é uma característica que irá beneficiar todos os pilotos a todos os níveis. Quando o diferencial é corretamente montado, não existe necessidade de manutenção durante longos períodos de tempo. Não há necessidade de mudanças de óleo frequentes, e não há fugas graças ao sistema de selagem de qualidade superior.

Luvas de diferencial.

Para reduzir a massa em rotação, as luvas de diferencial super aligeiradas são maquinadas em aço HUDY SpringSteel™ que permitiu retirar material adicional na parte exterior das luvas, reduzindo ainda mais o peso sem afetar a durabilidade. A parte interior das luvas é posteriormente maquinada manualmente para encaixar na perfeição na caixa de diferencial.

As luvas são endurecidas usando um processo especial de endurecimento da XRAY a fim de obter maior durabilidade e fiabilidade.

Cremalheiras.

Produzidas com alta precisão, utilizando uma mistura secreta e exclusiva de compósitos XRAY que permite á engrenagem trabalhar de forma suave, as cremalheiras apresentam robustez suficiente para aguentar as altas performances dos motores brushless. São desenhadas para ter o menor peso possível mantendo-se fortes e leves. Cada cremalheira é estampada com o número de dentes para fácil identificação.

O XB4 vem equipado com uma cremalheira de 81 dentes que será adequada á maioria das pistas. Para configurações adicionais está disponível uma cremalheira com 84 dentes, usada especialmente para motores stock.

Conceito da suspensão.

A geometria da suspensão é uma das mais importantes características de qualquer modelo RC, e ao mesmo tempo um dos mais difíceis desafios para um engenheiro ou desenhador.

A suspensão é sempre uma conjugação entre:

  • Desenho e forma de cada peça individual da suspensão
  • Flexibilidade e rigidez
  • Materiais usados
  • Sistema de fixação
  • Geometria e posição dos pontos de fixação das peças interligadas
Desde os braços de suspensão, passando pelos blocos, até aos leves mas robustos cubos de direção, todas as peças que compõem a suspensão foram especificamente desenhadas para a plataforma 1/10 todo-o-terreno a fim de fornecer ao piloto a melhor performance em quaisquer condições.

Ao longo dos anos a XRAY tem acumulado e utilizado extensos conhecimentos na área da geometria de suspensão e da rigidez, aplicando esse conhecimento no desenvolvimento de todas as partes da suspensão. As peças ultra leves da suspensão são moldadas num tipo especial de mistura de compósito que permite o seu baixo peso aliado a uma elevada durabilidade para resistir ás solicitações da alta competição.

A plataforma XB4 apresenta algumas peças inspiradas no “irmão” XB9, mas otimizadas para a plataforma 1/10. Os braços frontais e traseiros apresentam 2 posições de montagem e suporte para a barra estabilizadora.

Sistema Integrado de Ajuste da Suspensão

A suspensão e os suportes, em alumínio, apresentam um sistema integrado de ajuste da suspensão Integrated Suspension Settings (I.S.S.) que permite uma rápida, fácil e confortável alteração da geometria da suspensão. Este conceito da XRAY foi utilizado pela primeira vez no XB8, e é agora transportado para a escala 1/10 através do XB4.
Usando casquilhos de suspensão excêntricos, que são inseridos nas placas de suspensão, assim como o uso de anilhas na suspensão, a geometria de suspensão do XB4 pode ser completamente ajustada, incluindo:

  • Caster
  • Camber
  • Toe-in frontal e traseiro
  • Roll-center frontal e traseiro
  • Kick-up frontal
  • Anti-squat traseiro
  • Distancia entre eixos
  • Largura de vias
Um jogo completo de casquilhos excêntricos é fornecido para permitir o ajuste da geometria desejado sem limitações. Os casquilhos serão inseridos nos suportes de alumínio, maquinados em alumínio Swiss 7075 T6.

Braços de Suspensão.

Os braços de suspensão são uma das partes mais importantes de qualquer modelo RC, porque influenciam diretamente o comportamento e características do carro em pista. Os braços de suspensão do XB4 resultam de um longo período de testes a variados protótipos, desenhos e configurações. Comprimento, espessura, flexibilidade, geometria dos elementos de suspensão e materiais usados; todos os conceitos e detalhes foram cuidadosamente estudados e revistos para criar um compromisso ótimo.

A mistura exclusiva de compósitos usada para os braços de suspensão representa o perfeito equilíbrio entre performance e fiabilidade. O próprio braço por si só é capaz de fornecer uma boa sensação de resposta de tração, mas ainda assim é suave o suficiente para uma grande durabilidade.

Blocos de Caster.

Os blocos de caster em peça única são muito leves, mas a sua construção torna-os muito duros e resistentes. O ângulo não-ajustável está definido nos 9º. A posição do roll-center pode ser fácil e rapidamente ajustada inserindo anilhas de diferentes espessuras no topo do bloco de caster, entre o bloco e a castanha metálica.


Os blocos de caster apresentam grandes aberturas pra uma fácil e rápida montagem e desmontagem dos cardans. O cardan poderá ser totalmente inserido ou removido do bloco sem necessidade de desmontagem do bloco. As grandes aberturas também previnem pancadas entre o cardans e o bloco em caso de pancadas mais fortes.

A frente do chassis está predefinida com um ângulo integrado de 8º. Contudo, a posição dos casquilhos excêntricos nas placas de suspensão influenciam também o caster. Desta forma, se os casquilhos excêntricos tiverem o roll-center na posição do meio o ângulo de caster é de 9º, e com esses 9º no bloco o caster total da frente será de 18º.

O caster é ajustável entre 16º e 20º.

Estarão disponíveis blocos de caster com 6º de caster para maiores ajustes da geometria de suspensão.

Cubos de direção.

Os pequenos mas resistentes cubos de direção são moldados a partir de uma mistura especial de compósitos para máxima resistência.

Casquilhos para os cubos de direção permitem um rápido ajuste do roll-center inferior. Com anilhas adicionais e casquilhos extra é possível atingir uma configuração minuciosa do roll-center. Para uma maior fiabilidade do sistema de transmissão, são usados rolamentos maiores de 5x12 na posição exterior do cubo de direção com maior carga dinâmica. Na posição interior usam-se os mais pequenos rolamentos de 5x10 para minimizar o peso em aceleração.

Lower Roll Center

When the longer bushing is used at the top, the roll-center is in lower position. Recommended for rough track to gain stability.

Higher Roll Center

When the longer bushing is used at the bottom, the roll center is in higher position. Recommended for smooth track to gain more steering.

Cubos traseiros.

Os cubos traseiros são pequenos em tamanho mas muito resistentes graças á mistura de compósito utilizada no fabrico.

O ajuste inferior do roll-center tem 3 posições diferentes. Apresentam 0º de Toe para assegurar a estabilidade da traseira e prevenir alterações na geometria em pancadas fortes.

Para uma maior fiabilidade do sistema de transmissão, são usados rolamentos maiores de 5x12 na posição exterior do cubo de direção com maior carga dinâmica. Na posição interior usam-se os mais pequenos rolamentos de 5x10 para minimizar o peso em aceleração.

O veio exterior do braço onde assenta o cubo traseiro tem anilhas que permitem o ajuste da distância entre eixos.

Encaixes de roda com engate.

Os encaixes de roda com 14mm são maquinados em CNC e produzidos em alumínio Swiss 7075 T6, lacados a preto. Possuem um sistema de engate que garante o encaixe seguro da roda no cubo.

Os encaixes são especialmente maquinados para reduzir a massa em rotação, garantindo ainda assim a ausência de vibrações na roda.

Para ajustar a largura de vias estão disponíveis offsets de -0.75mm e +0.75mm.

Sistema de direção de duplo braço.

O sistema de direção de duplo braço é muito simples e eficaz, e inclui um salva-servos que poderá ser ajustado fácil e rapidamente.

A placa Ackerman é também rapidamente ajustável pela alteração do ponto de fixação do tirante de direção na placa de direção. O Bump steer é ajustado para maior ou menor agressividade inserindo uma anilha entre o cubo de direção e os tirantes de direção.

Tensores HUDY Spring Steel™.

Para garantir máxima fiabilidade, todos os tensores são produzidos em aço HUDY Spring Steel™ obtendo-se um núcleo mais resistente. Estes tensores são usados como tirantes superiores nos braços frontais e traseiros, na direção e no salva-servos.

Postes e suportes de carroçaria.

Postes robustos de 6mm de diâmetro são produzidos num compósito especial que fornece máxima resistência. Os suportes são arredondados para um melhor encaixe e suporte da carroçaria.

Suportes de bateria.

Mudar baterias é fácil e rápido. As cintas em compósito seguram uma bateria tipo “saddle” ao chassis, que poderá ser facilmente removida apenas usando dois clips.

Amortecedores Big Bore.

Amortecedores bem construídos e fiáveis são extremamente importantes para uma suspensão suave e eficaz em todos os tipos de pista. Os amortecedores do XB4 foram especificamente desenhados para serem facilmente montados, serem eficazes e consistentes, e fiáveis na utilização. Foi prestada atenção aos pequenos pormenores durante o processo de desenho, assim como ao longo de todo o processo de testes em variadas condições e pistas.
Os amortecedores Big Bore não possuem membrana,
mas permitem ainda assim um fácil ajuste, montagem
e configuração de rebound utilizando o parafuso
de purga na tampa do amortecedor. cap design.

A limitação do curso do veio é feita por o-rings de borracha no exterior do copo,
ou por anilhas abaixo do pistão no interior do copo, conforme a configuração desejada.

O corpo do amortecedor, a fêmea inferior e a tampa com purgador são maquinados
em alumínio Swiss 7075 T6 para máxima resistência e lacados a preto.

Os pistões são produzidos em Derlin e são moldados em moldes de alta precisão. Existem vários tipos de pistões disponíveis incluídos, com diferentes tipos furação e diâmetro para configurações minuciosas. Para personalização de cada piloto é também incluído um conjunto sem furações.

Os veios de amortecedor são maquinados num tipo de aço especial, polidos á mão para suavidade extrema de funcionamento e posteriormente endurecidos para aumentar a sua durabilidade.

Molas de amortecedor.

As molas do XB4 foram especialmente concebidas para complementar os amortecedores Big Bore.

As molas, tal como todas as molas XRAY, são medidas manualmente, selecionadas e emparelhadas para garantir com precisão a igualdade em comprimento e amortecimento.

Existem dois tipos de molas disponíveis:

Lineares – A dureza é igual ao longo de toda a compressão. Existem molas de diferentes durezas disponíveis;
Progressivas - A maior vantagem das molas progressivas é o facto de quando o carro entra em curva elas trabalharem como uma mola mais branda para proporcionar máxima tração. Ao mesmo tempo, quando o chassis começa a “enrolar”, no meio da curva, o efeito de mola aumenta até que funciona como uma mola dura, o que permite ao carro manter a máxima velocidade na curva.

Óleos de silicone.

Os Óleos de Silicone Premium da XRAY são produzidos na Europa por um fabricante de óleos de alta qualidade especializado. Estes óleos são criados exclusivamente para a XRAY. Cada lote de óleo é testado em laboratório e calibrado para garantir a maior consistência possível e qualidade lote após lote. Baseado na graduação cSt, normalizada na indústria, a nova linha de óleos será facilmente identificável, ajustável e sentida na condução.

Quando forem seguidas as indicações nas folhas de Setup apresentadas pela XRAY ou por pilotos da equipa XRAY, pode ter a certeza que são exatamente os mesmos óleos que receberá ao comprar óleos XRAY, assegurando assim a exatidão dos set-ups e comportamento do carro descrito.

Barra estabilizadora.

As barras estabilizadoras são fabricadas em aço HUDY Spring Steel™ e são utilizadas para ajudar a estabilizar a frente e a traseira do carro. São facilmente montadas nas caixas de diferencial, e poderão ser ajustadas através de ligações existentes.

As barras são intermutáveis entre frente e traseira, uma vez que são do mesmo tamanho e forma. A espessura de cada barra está gravada a laser para fácil identificação. Estão disponíveis barras de diferentes espessuras para permitir a configuração desejada.

Rolamentos.

Um total de 22 rolamentos de alto rendimento, selados em azul, são usados no sistema de transmissão para assegurar a sua máxima eficiência. Todos os rolamentos são desengordurados e lubrificados com óleo Aero Shell® Fluid 12 para máxima suavidade e durabilidade.

Asa traseira.

A asa traseira, eficaz e com estilo, foi desenhada para funcionar perfeitamente com a carroçaria original do XRAY XB4. Fabricada em Lexan forte, a asa é montada com recurso a anilhas extra planas para melhor suporte e durabilidade.

Carroçaria.

A carroçaria aerodinâmica de baixo perfil foi desenhada pela XRAY para encaixar perfeitamente no XB4 e para poder ser usada eficazmente em todos os tipos de pista. A frente e traseira da carroçaria foram desenhadas pra aproveitar o efeito aerodinâmico descendente para máxima estabilidade do carro. As laterais do carro, assim como
a zona do cockpit são o mais planas possível para permitir o fluxo de ar em torno do carro
melhorando a estabilidade lateral. No topo da carroçaria foram incorporados dois canais
de fluxo para assistir na deslocação de ar. A carroçaria é produzida em Lexan
da melhor qualidade

Jantes.

As jantes especialmente desenhadas são incluídas no kit, e não só encaixam perfeitamente no carro como são perfeitas para alta competição. São produzidas num material muito flexível, mas ainda assim muito resistentes ao impacto.

A zona lateral é aerodinâmica para uma melhor performance.

As características especiais da jante são visíveis pelo interior – as tiras de reforço são desenhadas para fazer a jante o mais estável possível e eliminar a deformação.

A jante apresenta encaixe hexagonal de 14mm.

Chassis Balance.

The chassis design focuses on balanced weight distribution and weight transfer. The chassis features pre-drilled holes for additional weights for optimum car balancing. Centerline holes are pre-drilled for easy balancing with the HUDY Chassis Balancing Tool #107880.

Possibilidades de configuração.

O incrível conjunto de possibilidades de configuração do carro incluem:

Massa grafitada.

O XB4 inclui HUDY Graphite Grease, que é um lubrificante semi fluído de alta tecnologia e alta performance que incorpora aditivos de grande pressão e pasta de grafite finamente dispersa para aguentar as cargas a que estão sujeitas as engrenagens. É destinada á lubrificação de elementos em rotação e engrenagens. Além da grande capacidade de resistência ás cargas a que é sujeita, a massa grafitada é formulada para ter elevada adesividade e resistência aos “salpicos” em condições extremas. A massa reduz os efeitos de desgaste nas peças, aumentando a sua durabilidade.

Livro de Set-up.

O XB4 é um dos carros elétricos com maiores possibilidades se configuração do mundo. Quer seja um piloto de topo ou um utilizador de lazer, poderá facilmente configurar o XB4 para o seu estilo de pilotagem, tipo de pista, ou condições existentes. Para entender completamente as possibilidades de configuração sugerimos o lendário HUDY Set-up book, preenchido com mais de 50 páginas de imagens de grande qualidade e explicações simples e práticas sobre configuração de carros de RC. Quer seja um piloto experiente ou esteja apenas a começar, poderá facilmente aprender muitos truques e conselhos e aumentar as suas capacidades de configuração do carro, tendo sempre como objetivo uma melhoria das suas capacidades de corrida com o XB4. O livro de Set-up do XB4 está disponível para download exclusivamente no site www.hudy.net

Manual de instruções.

Os manuais de instruções da XRAY são simplesmente os melhores que irá encontrar ao adquirir um modelo de RC, tendo-se tornado o exemplo a seguir nesta indústria. Quer seja o primeiro carro que vai montar ou seja já um piloto experiente, todas as instruções são diretas e simples de entender. O manual totalmente a cores contém grandes imagens 3D e indicações que mostram todos os detalhes da forma mais clara possível.

Serviço VIP ao Cliente XRAY

Possuir um modelo de RC da XRAY é uma experiência por si só. O cliente não apenas possui um dos mais distintos modelos de RC do mundo, mas também passa a integrar a prestigiada família de donos de modelos XRAY com serviço direto da fábrica XRAY. A XRAY traz até si o mais atualizado site de RC da Internet, com notícias diárias sobre corridas e resultados, e as últimas novidades em produtos e desenvolvimentos.

Se tem alguma questão, problema ou comentário, poderá perguntar á equipa de suporte da XRAY ou a qualquer piloto de fábrica no fórum de suporte da XRAY, Pode fazer upload da sua set-up sheet, ou fazer download de qualquer set-up entre os milhares vindos de todo o mundo que estão presentes na Base de Dados exclusiva XRAY – a maior base de dados de set-ups do Mundo. E isto é apenas o início do tratamento VIP que irá receber ao juntar-se á equipa XRAY.