O novo XB8... um ícone de confiabilidade
incomparável e excelente desempenho.

Juraj Hudy e as equipes de engenharia e Corridas da XRAY projetaram a nova plataforma XB8 como um afastamento do conceito de plataforma convencional off-road, e para redefinir os padrões de desempenho, confiabilidade e comportamento. Desde a nova suspensão exclusiva da XRAY com bola pivô XPBS ™, sistema patenteado XRAY de ajuste da flexibilidade Multi-Flex ™, equilíbrio de peso superior e distribuição de peso, até aos novos amortecedores Big Bore de alta eficiência, o XB8 é das melhores ideias de engenharia inovadoras transformado em um puro carro de corrida de luxo.
"Para trazer a plataforma da XRAY de 1/8 off-road para um nível totalmente novo, tivemos que abrir mão de tudo o que era tradicional e adotar abordagens inovadoras, sem considerar quaisquer limitações.


Estou muito feliz e orgulhoso de vos apresentar o mais avançado carro de 1/8 off-road já projetado. Testado em várias condições por alguns dos melhores pilotos do mundo e feito artisticamente à mão pelos nossos especialistas na produção, o XB8 é simplesmente o melhor carro de corrida que já fizemos.


Projetado, desenvolvido e totalmente fabricado na Eslováquia, Europa com a lendária atenção da XRAY para o detalhe, materiais finos e desempenho extremo, eu estou muito feliz de vos apresentar o novo XB8 ".


Dipl. Eng. Juraj Hudy
XRAY Chief Designer

olvimento do XB8:
Entrevista exclusiva com Dipl. Eng. Juraj Hudy - Making of a XB8

Photos (c) Neobuggy

Herança... Luxo... Desempenho

Construído com base na herança de qualidade, desempenho e suporte evidenciado por vários prémios de Carro do Ano e inúmeras vitórias e vitórias em pistas por todo o mundo (incluindo o prestigioso título do Campeonato Europeu), o XB8 é o que você esperaria de um carro XRAY – um carro profissional e de alta competição para os pilotos mais exigentes, desenvolvido e concebido com atenção aos mínimos detalhes.

Fabricados a partir dos melhores materiais europeus, maquinado usando máquinas state-of-the-art Suíças e Alemãs e apoiada por um serviço e suporte premium, o XB8 é o XRAY típico: uma obra-prima de luxo de engenharia.

Volta ao Futuro

"Projetando a nova plataforma off-road trouxe-me de volta no tempo até 1986, quando pela primeira vez concebi e fiz à mão em quantidades limitadas o meu primeiro carro off-road -1/8 com uma bola de suspensão pivô que já era naquele momento revolucionário, com caster ajustável, camber ajustável e roll center ajustável. O desempenho e extrema durabilidade do carro permitiu-lhe ganhar todas as corridas ao redor.

O XB8 foi a primeira grande produção em massa da XRAY em 2004 e tornou-se num dos carros mais bem sucedidos de 1/8 off-road chegando mesmo a vencer o título de Campeão Europeu , este déjà vu me trouxe a ideia de voltar para o futuro com a nova plataforma para levar a código do nome do produto XB8 , para prestar uma homenagem e para continuar a herança vencedora.
Dipl. Eng. Juraj Hudy
XRAY Chief Designer

XB8 Debut.

Não há nenhum outro carro 1/8 off-road que tenha tido uma tão famosa, incrível, e excelente estreia do protótipo como o novo XB8 . Reno Savoya & Martin Bayer trouxeram o primeiro protótipo para a sua primeira corrida oficial - nada menos que o Campeonato da Europa - e demonstraram a mais emocionante corrida da história dos Campeonatos Europeus. Depois de liderar a final, Reno Savoya terminou apenas a 0.7sec atrás do vencedor , com Martin Bayer terminando muito próximo no 3 º lugar , é a estreia de protótipo mais bem sucedida de sempre.
Saiba mais sobre o desenvolvimento do XB8 : Entrevista exclusiva com Reno Savoya & Martin Bayer making the XB8 :

" O protótipo XB8 provou ser inquebrável , que aumentou a minha confiança durante as corridas . A confiança no carro permitiu-me concentrar na corrida e eu poderia facilmente lutar pelo pódio em Euros. "

" A melhoria do desempenho e comportamento do carro são apenas tremendos... vai adorar o carro como nada antes. "
" Indo para o euro estávamos confiantes que tínhamos um carro que poderíamos levar no caminho da vitória. "
" A melhor parte de trabalhar com XRAY é que tudo é possível na XRAY. Juraj não aceita limitações e nada é um problema para ele . "
" Os primeiros testes da nova suspensão bola pivô foram muito bem sucedidos e já nos primeiros testes sabíamos e senti que este conceito tinha potencial enorme ... "
"Para mim, o Euro 2013 foi um dos eventos mais emocionantes em que participei . O novo carro, apesar de ser um protótipo , estava a trabalhar impecávelmente e eu era capaz de lutar pela vitória. David e eu trocámos várias vezes a liderança , e eu terminei em 2 º lugar em menos de 1 segundo. Essa foi, sem dúvida, o resultado mais renhido de sempre num europeu "
" Eu tenho trabalhado como Pro driver para três empresas diferentes , e honestamente XRAY é o melhor para o desenvolvimento de produtos porque eles ouvem todos os comentários e são muito pró-ativos. Simplesmente não há igual ! "
"A velocidade de desenvolvimento da XRAY não tem comparação. Juraj é um perfeccionista real e ele nos manteve fornecidos com peças novas ara testar e reportar de volta . Este ano, eu certamente mexi mais no carro do que em toda a minha carreira de piloto " .

Multi-Flex™.

A invenção da tecnologia Multi-Flex Technology™ pela XRAY tornou-se um dos mais importantes marcos no desenvolvimento de modelos de RC da última década. Esta inovação resultou não só em elogios e prémios, mas mostrou também ser uma vantagem competitiva real em pistas por todo o mundo, ajudando os carros XRAY a dominar corridas a nível local e nacional.

Os carros de todo-o-terreno da Xray foram os primeiros no mundo a incorporar a tecnologia ajustável Multi-Flex, que permite adaptar a flexibilidade do carro de acordo com as condições da pista.

Não interessa se a pista tem pouca, média ou muita aderência, é possível adaptar a flexibilidade do chassis de acordo com a pista numa questão de segundos... e alterar de novo caso as condições mudem. Nunca foi tão fácil ajustar de forma profissional a flexibilidade de um chassis. É mais uma inovação da XRAY.

STIFF Use o ajuste STIFF em pistas com muita aderência, onde é necessária muita direção e capacidade de resposta.

Quanto mais parafusos usados, mais rígido o carro será; quanto menos parafusos usados, mais flexível o carro será. Não retirar outros parafusos que não aqueles aqui demonstrados.
MEDIUM Use o ajuste MEDIUM em pistas com aderência media. Este ajuste dá um bom equilíbrio entre resposta de direcção e tracção.
SOFT Use o ajuste SOFT em pistas com pouca aderência, pistas com pó. O carro gerará muita tracção com este ajuste, mas terá menos direcção e resposta ao nível dos ajuste médio e rígido.

Chassis.

Produzido em alumínio de 3mm de qualidade Swiss 7075 T6, a placa de chassis é estrategicamente maquinada em áreas de menor solicitação para ser tornada tão leve quanto possível, sem afetar a resistência ou rigidez.

Foi retirado material desnecessário por debaixo do motor, depósito e diferenciais, de forma a possibilitar o mais baixo centro de gravidade possível e flexibilidade de chassi apropriado.

Distribuição de peso, largura e comprimento do chassi são o factor chave no comportamento do carro. Todas estas características foram incorporadas no desenho do chassis.

Todos os buracos da parte inferior do chassi são maquinados para produzir uma superfície suave após montagem sem que haja cabeças de parafuso salientes.

Guardas Laterais.

Os fortes guardas laterais em compósito protegem o carro, escape e depósito de pancadas laterais, encaixam perfeitamente no chassis para o isolar melhor da terra. Friso no guarda lateral esquerdo protege o depósito do calor do escape.

Os guardas laterais são desenhados de forma a serem incorporados no sistema de ajuste integrado Multi-Flex™.

Equilibro De Massas No Chassis.

A disposição da eletrónica foi desenhada tendo em consideração uma ótima distribuição de massas. Durante o desenho e fabrico de protótipos foram testados variados posicionamentos e foi obtida uma grande quantidade de informação, posteriormente analisada e comprada pela equipa antes da escolha do desenho final.

O motor está paralelo ao centro do carro e o diferencial central está posicionado de forma a permitir aos cardans posicionarem-se o mais retilínios possível.

Placa De Rádio.

A montagem da eletrónica em apenas uma peça é mais compacta e pode ser rápida e facilmente removida para manutenção, Apenas precisa desapertar alguns parafusos da parte inferior do chassis para remover toda a eletrónica do carro.

A grande caixa de rádio possui um design simples e uma disposição que coloca o peso em áreas chave para um bom equilíbrio. As baterias são localizadas ao longo da linha central do chassis, e o recetor está localizado na parte lateral. A caixa de rádio de fácil acesso é montada no lado da placa de rádio e é solta retirando apenas alguns parafusos

Para pilotos que não usam interruptor, uma tampa é incluída para assegurar o isolamento do caixa de rádio. O suporte apertado da antena assegura que o tubo da antena se mantém no lugar mesmo quando o carro vira

Suspensão em Bola de Pivô.

XB8 PBS™ (Pivot Ball Suspension) é um conceito único, uma inovação da XRAY e um design inteligente de R&D. O robusto sistema de suspensão em bola de pivô tem integrado todos os ajustes da suspensão e não é necessário quaisquer outras peças de suspensão opcionais.


O sistema integrado e completo da geometria da suspensão incluí os seguintes ajustes:

Conceito da Suspensão..

A geometria da suspensão é uma das mais importantes características de qualquer modelo RC, e ao mesmo tempo um dos mais difíceis desafios para um engenheiro ou desenhador.


Suspensão é sempre uma mistura de:
Desde os braços de suspensão, passando pelos blocos, até aos leves mas robustos cubos de direção, todas as peças que compõem a suspensão foram especificamente desenhadas para a plataforma 1/8 todo-o-terreno a fim de fornecer ao piloto a melhor performance em quaisquer condições.

Ao longo dos anos a XRAY tem acumulado e utilizado extensos conhecimentos na área da geometria de suspensão e da rigidez, aplicando esse conhecimento no desenvolvimento de todas as partes da suspensão. As peças ultra leves da suspensão são moldadas num tipo especial de mistura de compósito que permite o seu baixo peso aliado a uma elevada durabilidade para resistir ás solicitações da alta competição.

Sistema Integrado De Ajuste Da Suspensão (I.S.S.™)

A suspensão e os suportes, em alumínio, apresentam um sistema integrado de ajuste da suspensão Integrated Suspension Settings (I.S.S.) que permite uma rápida, fácil e confortável alteração da geometria da suspensão.

Usando casquilhos de suspensão excêntricos, que são inseridos nas placas de suspensão, assim como o uso de anilhas na suspensão, a geometria de suspensão do XB8 pode ser completamente ajustada, em apenas alguns segundos.

Braços De Suspensão.

Os braços de suspensão são uma das partes mais importantes de qualquer modelo RC, porque influenciam diretamente o comportamento e características do carro em pista. Os braços de suspensão do XB 8L resultam de um longo período de testes a variados protótipos, desenhos e configurações. Comprimento, espessura, flexibilidade, geometria dos elementos de suspensão e materiais usados; todos os conceitos e detalhes foram cuidadosamente estudados e revistos para criar um compromisso ótimo.

Baseados no extenso conhecimento adquirido nos anteriores carros da série XB, variados desenhos de braços de suspensão foram testados em realidade virtual e nas pistas para encontrar o melhor design final. A mistura exclusiva de compósitos usada para os braços de suspensão representa o perfeito equilíbrio entre performance e fiabilidade. O próprio braço por si só é capaz de fornecer uma boa sensação de resposta de tração, mas ainda assim é suave o suficiente para uma grande durabilidade.

SFA Endurecedores De Grafite.

SFA™ endurecedores de grafite que permitem um rápido ajuste da dureza da suspensão, para mais facilmente se ajustar às várias condições das pistas.

Quer corra com baixa ou alta tracção, com os inteligentes endurecedores pode rapidamente ajustar o seu carro para se adequar às condições actuais da pista. No início de uma corrida quando a dureza é baixa, os braços de suspensão são montados sem os endurecedores SFA™. Quando a tracção sobe, a suspensão pode ser facilmente endurecida montando os endurecedores de grafite SFAtm para uma maior estabilidade e maior facilidade de condução. Os endurecedores de grafite oferecem ao carro uma maior estabilidade em chicanes e fazem com que a direcção se torne mais fácil e suave.

Os endurecedores de graphite são recomendados para pistas com grandes saltos e também quando as temperaturas são iguais ou superiores a 30º C.
Made from high-quality CNC-machined graphite material, the stiffeners can be easily mounted or removed by only a few screws.

SFA™ stiffeners are available as option parts.

Cubos de Direcção.

Os cubos de direcção XB8 PBS™ são únicos, inovadores, inteligentes... uma autêntica inovação da XRAY.


Os cubos da direcção integram ajustes da geometria, incluindo:
Os cubos da direcção concistem num compósito muito leve e num prato do eixo em Swiss 7075 T6. Os cubos da direcção são montados através de umas grandes bolas ao braço superior e inferior.

A bola de pivô superior está montada a uma ajustável rótula superior e através de anilhas ao prato do eixo, esta montagem permite um ajuste do camber e do roll center superior. Usando anilhas de várias espessuras, o roll center superior pode ser facilmente e rapidamente ajustável.

A bola de pivô inferior está montada no cubo de direcção através de uma porca de alumínio e um casquilho de compósito. Ajustando a bola de pivô, tanto a largura de vias como o camber pode ser ajustado.

Um Roll center mais alto (mais anilhas) é recomendado para pistas com muita tracção, bem como para pistas muito irregulares.

Um Roll centre mais baixo (menos anilhas) é recomendado para pistas escorregadias e reulares.

Cubos Traseiros.

Os ultra pequenos cubos traseiros do XB8 PBS™ são únicos, inovadores, inteligentes... uma autêntica inovação XRAY. Os cubos traseiros apresentam ajustes integrados da geometria tais como:
Os cubos traseiros consistem de um bloco em compósito super-leve e rígido Swiss 7075. Os cubos traseiros foram projetados para ter deseign pequeno e com peso mínimo, mas ser forte o suficiente para sobreviver a impactos rigorosos.

A placa do roll center superior tem um design único que permite uma alteração fácil da posição do roll center. A placa do roll center tem duas posições de roll center, mas se colocar a placa ao contrário fica com duas posições de roll center intermédias para um fino ajuste. O roll center é deslocável em 2.5mm.

A altura do roll center no camber link superior pode ser ajustado através de anilhas de várias espessuras. O cubo traseiro possui em baixo 2 posições de roll center.
O veio da suspensão exterior em que o cubo traseiro se segura possui 2 anilhas que permitem um ajuste adicional da distância entre eixos:

Pesos Adicionais da Suspensão.

O desenho inteligente dos cubos da direcção e dos cubos traseiros permite a montagem de pesos opcionais. De forma a aumentar a estabilidade do carro, pesos de bronze opcionais podem ser montados debaixo dos cubos de direcção e/ou nos cubos traseiros para aumentar o CG. Simples e inteligente.

Suspensão Superior da Frente.

A suspensão superior da frente é uma parte do inovador e único conceito de suspensão PBS™. Braços superioress frontaiss extra fortes e robustos estão montados das caixas do diferencial da frente até à torre de amortecedor e aos braços de ajuste superior da suspensão. Usando casquilhos de suspensão excêntricos, o roll center interior superior pode ser facilmente ajustável.
O caster é facilmente ajustável usando clips que são inseridos tanto na frente ou atrás dos braços superiores.

É inserido no braço a bola de pivô e o tensor ajustável integrado pode ser acessado de fora para ajuste rápido e fácil do camber.

Caixas de Diferencial.

As caixas de diferencial são um importante component do chassi,
alojando ambos os diferencias da frente
e traseiro e oferecendo pontos de montagem para a suspensão e para as torres de amortecedor.

As caixas do diferencial foram desenhadas para uma extrema durabilidade,
ao mesmo tempo que providenciam um fácil acesso para ajustes e manutenção.

Tensores HUDY Spring Steel™.

Para garantir máxima fiabilidade, todos os tensores são produzidos de uma mistura especial de aço HUDY Spring Steel™ que é especialmente formulada para os tensores. Estes tensores têm um núcleo mais resistente e são indicados para o sistema de direção e nas ligações de camber traseiras.

Encaixes De Roda.

Os encaixes de roda ultra-leves de 17mm são maquinados
em CNC e produzidos em alumínio Swiss 7075 T6, lacados a
preto. Possuem um sistema de engate que garante o encaixe
seguro da roda no cubo.>

Os encaixes são especialmente maquinados para reduzir a massa
em rotação, garantindo ainda assim a ausência de vibrações na roda.

Sistema De Transmissão.

TO XB8 é um convencional carro de todo o terreno 4WD de tracção orientada por eixos, que apresenta:

CARDANS.

XOs cardans de velocidade constante (CVDs) do XB8 são produzidos exclusivamente no mundialmente reconhecido aço HUDY Spring Steel™.Os cardans são dos que menor diâmetro apresentam no mundo do RC,e ainda assim dos mais duráveis usados em carros de todo-o-terreno.

As castanhas centrais, maiores e mais fortes, incluem mangas de proteção de borracha, pinos de 3mm, e um anel metálico de bloqueio.

Endurecidos por um processo patenteado de endurecimento, os cardans apresentam uma duração imbatível e uma fiabilidade muito acima da média.

Luvas De Diferencial.

Para reduzir a massa em rotação, as luvas de diferencial super aligeiradas são maquinadas em aço HUDY SpringSteel™ que permitiu retirar material adicional na parte exterior das luvas, reduzindo ainda mais o peso sem afetar a durabilidade. A parte interior das luvas é posteriormente maquinada manualmente para encaixar na perfeição na caixa de diferencial.

As luvas são endurecidas usando um processo especial de endurecimento da XRAY a fim de obter maior durabilidade e fiabilidade.

Diferenciais de Satélites.

Os copos de diferencial são moldados manualmente para assegurar um encaixe perfeito e sem vibrações. A engrenagens são produzidas em aço prensado, temperadas, e maquinadas para elevada precisão e operação suave.

Rácio De Transmissão & Diferenciais.

A principais engrenagens são produzidas em aço HUDY Gear Steel numa maquinadora manual. Este material foi especificamente formulado e desenvolvido para usar nas engrenagens. Todos as engrenagens são endurecidas para garantir a máxima durabilidade possível.

Uma grande gama de engrenagens – coroas, pinhão e cremalheira – estão disponíveis para um perfeito ajuste de setup para condições de corrida particulares.

Embraiagem De Binário Elevado.

A embraiagem incluída oferece uma maior suavidade e mais continua transferência de potencia do motor a altas rotações. A embraiagem é ativada a maior rotação, resultando num maior controlo da potência em aceleração, mantendo bom comportamento do carro e capacidade de transpor os saltos.

O novo volante de motor em alumínio Swiss 7075 T6 tem menor diâmetro mas maior peso. Devido ao menor diâmetro, o volante está mais protegido acima do chassis, e por isso após um grande salto a hipótese de o motor parar por aterrar em cima de uma pedra ou outro obstáculo é menor. O maior peso do volante resulta num melhor funcionamento do motor.
As masselotes em alumínio Swiss 7075 T6 são menores, mais leves e desenhadas para atuar durante todo o deslocamento. São menos sensíveis ao desgaste e por isso a sua durabilidade foi aumentada.

A fêmea de aperto do volante de motor à cambota é fabricada em aço HUDY Spring Steel.

As molas de embraiagem fornecidas são as Soft, existindo outras opções de dureza como opcional.

Torres De Amortecedor.

Maquinadas em grafite de grande espessura e de alta qualidade, as torres de amortecedor são leves e resistentes. As torres frontais e traseira incluem múltiplas posições para os amortecedores, assim como múltiplas posições para ajuste do roll-center. A torre traseira também fixa a asa traseira.

O protector de aço da torre de amortecedor da frente, não só a protege como também aumenta a sua dureza.

Amortecedores.

Os amortecedores Big-Bore do XB8 são de
elevada qualidade, oferecendo grande
fiabilidade, performance e capacidade de amortecimento.

Os amortecedores foram completamente redesenhados e revistos para o novo design Big-Bore. Os corpos de grandes dimensões possuem diâmetro exterior de 18,5mm, com rosca exterior e anilha ajustável para ajuste de pré-carga. Os corpos são lacados em cor de titânio, e possuem tampa de 1 peça.

Pistões ultra-precisos com 6, 8 e 10 buracos. Os veios mais longos permitem mais curso do veio. Os o-rings de siliconeoferecem uma proteção superior contra o pó.

O diametro interior de 16,0mm assegura a deslocação suave e fiável do óleo pelos pistões, e o movimento preciso destes no interior do copo. O resultado é um amortecimento mais consistente e durável.

O pistões são fabricados numa mistura especial e muito testada de compósito para fornecer suavidade e durabilidade. O processo de produção já muito experimentado garante uma forma perfeita dos pistões, para que se movam de forma perfeita e idêntica dentro dos corpos dos 4 amortecedores.
As membranas de uma borracha especialmente formulada para manter o nível de performance do princípio ao fim da corrida, mesmo em utilização extrema.

A parte inferior do amortecedor assegura que o veio se move livremente, mas ao mesmo tempo assegura o isolamento e posicionamento no interior do copo. Dois o-ring de silicone de alta qualidade asseguram o movimento suave do veio e a sua proteção contra resíduos, juntamente com duas anilhas de compósito. Toda a montagem é fixada com um colar de alumínio que torna a montagem e desmontagem fácil e rápida.

Os veios de amortecedor são maiores e mais robustos para assegurar que podem suportar todo o desgaste e dureza de grandes saltos e más condições. Com 3,5mm, são maquinados com precisão num tipo especial de aço, e depois polidos para que a superficia seja o mais suave possível, proporcionando um comportamento de grande performance como desejado.

Molas De Amortecedor.

As molas do XB8 foram especialmente concebidas para complementar os amortecedores Big Bore.
As molas, tal como todas as molas XRAY, são medidas manualmente, selecionadas e emparelhadas para garantir com precisão a igualdade em comprimento e amortecimento.


Existem dois tipos de molas disponíveis:
A dureza é igual ao longo de toda a compressão. Existem molas de diferentes durezas disponíveis;
A maior vantagem das molas progressivas é o facto de quando o carro entra em curva elas trabalharem como uma mola mais branda para proporcionar máxima tração. Ao mesmo tempo, quando o chassis começa a “enrolar”, no meio da curva, o efeito de mola aumenta até que funciona como uma mola dura, o que permite ao carro manter a máxima velocidade na curva.

Sistema De Direção De Duplo Braço.

O sistema de direção de duplo braço é muito simples e
eficaz, e inclui um salva-servos que poderá ser ajustado fácil e
rapidamente e um prato de direcção em alumínio Swiss 7075 T6.
A placa Ackerman é também rapidamente ajustável pela alteração do ponto de fixação do tirante de direção na placa de direção.
O Bump steer é ajustado para maior ou menor agressividade inserindo uma anilha entre placa de direcção e os tirantes de direção.

Esticadores do Chassi.

Os esticadores frontal e traseiro têm uma influencia significativa na rigidez do chassis e na sua flexibilidade, e como tal têm grande impacto no comportamento do carro em diferentes condições de pista. O XB8 possui esticadores com provas dadas de qualidade na frente e traseira. Estes esticadores estão mais do que á altura da tarefa. Fortes o suficiente para manter o carro sem dobrar ou partir após um grande salto ou acidente, mas flexíveis de forma a garantir a tração desejada.

BRAÇOS DIANTEIROS.

A rigidez da suspensão frontal é facilmente ajustável para melhor se adequar às condições da pista, mesmo quando a tracção muda durante uma corrida a dureza ajusta-se com facilidade.

Para pistas escorregadias e com pouca tracção, o esticador da frente pode ser retirado e um reforço opcional em alumínio conecta-se da placa superior frontal à placa do rádio. Esta configuração gera mais tracção.

Para pistas com pouca ou média tracção, recomenda-mos o uso apenas do esticador da frente.

Para pistas com muita tracção ou pisos duros ambos os esticadores da frente e de trás, bem como o reforço em alumínio são recomendáveis de modo a tornar a frente muito dura.

BRAÇOS TRASEIROS.

O esticador traseiro mais longo aumenta a rigidez na direção longitudinal e proporciona maior flexibilidade lateral.

Um esticador traseiro opcional, providencia mais flexibilidade longitudinal e reduz a flexibilidade lateral.

O inteligente desenho do carro permite a montagem de ambos os braços curto e longo o que faz com que a traseira do carro fique mais dura o que é o mais indicado para proteger a deformação do carro em grandes saltos.

Acesso Ao Diferencial Central.

O acesso ao diferencial central é muito fácil desapertando apenas 4 parafusos da placa central. O suporte inferior é dimensionado para acomodar as cremalheiras opcionais, e é mais baixo para manter as massas tão baixas quanto possível e para permitir a utilização de menores engrenagens. O suporte de diferencial central inclui o sistema de travagem.

Sistema De Travagem.

O XRAY XB8 possui um sistema de travagem experimentado e com provas dadas. É um sistema tão forte e preciso que faz com que abrandar e parar seja feito sem esforço. Em conjunto com a equilibrada distribuição de massas, o extraordinário controlo de travagem dá total confiança quando se entra em curva.
A XRAY focou toda a atenção nos mais pequenos detalhes no desenho do sistema de travagem. As pinças de travão, cortadas a laser, em conjunto com as poderosas maxilas cortadas a laser e pré-instaladas permitem uma travagem progressiva. O disco é pequeno, estreito, e muito leve. A maquinagem à mão assegura o encaixe perfeito e sem folgas. Todos os elementos são tratados para a maior durabilidade e fiabilidade possíveis.

Suportes De Motor.

Os suportes do motor são maquinados em CNC e produzidos numa liga muito leve a fim de dissipar melhor o calor. São facilmente ajustáveis pela parte inferior do chassis para controlo e ajuste da folga do pinhão.
Os suportes são longos e chegam até á frente do rolamento exterior do motor, assegurando maior reforço do chassis na direção longitudinal, que nos saltos irá minimizar a flexão do chassis entre a cremalheira e o pinhão.

Depósito De Combustível.

O depósito extra forte apresenta um filtro flutuante que assegura que o combustível seja sempre recolhido na correta orientação, mesmo que o carro não esteja. Este sistema de sucção do combustível permite que o fluxo de combustível se mantenha, mesmo quando espera que o pistador chegue ao carro e o coloque de novo direito.
Defletores internos foram adicionados dentro do depósito para assegurar que o combustível esteja sempre junto da área de alimentação, então, mesmo em saltos muito grandes o combustível estará constantemente a chegar ao motor o que resulta numa melhor performance do motor.
A tampa do depósito tem uma mola muito forte, o que assegura que a mesma feche sempre após o abastecimento, e o oring especialmente desenhado para o efeito sela por completo o depósito e assegura que não sai combustível pela tampa.

O tanque é moldado numa mistura especial de compósito que assegura grande fiabilidade e rigidez. A barreira anticombustível integrada assegurando a proteção dos travões em caso de derrame de combustível. O tanque é montado com casquilhos de borracha para absorver vibrações e pequenos clips em compósito asseguram a fixação do tubo de silicone de 5,5mm no devido lugar. A colagem das peças é efectuada por um sistema robotizado especial que assegura a máxima exatidão e precisão no pré-aquecimento e colagem.

Barras Estabilizadora.

As barras estabilizadoras são fabricadas em aço HUDY Spring Steel™ e são utilizadas para ajudar a estabilizar a frente e a traseira do carro. São facilmente montadas nas caixas de diferencial, e poderão ser ajustadas através de ligações existentes.

Estão disponíveis barras de diferentes espessuras para permitir a configuração desejada.

Rolamentos.

Um total de 24 rolamentos de alto rendimento, selados em azul, são usados no sistema de transmissão para assegurar a sua máxima eficiência.

Óleos De Silicone.

Os Óleos de Silicone Premium da XRAY são produzidos na Europa por um fabricante de óleos de alta qualidade especializado. Estes óleos são criados exclusivamente para a XRAY. Cada lote de óleo é testado em laboratório e calibrado para garantir a maior consistência possível e qualidade lote após lote. Baseado na graduação cSt, normalizada na indústria, a nova linha de óleos será facilmente identificável, ajustável e sentida na condução.

Quando forem seguidas as indicações nas folhas de Setup apresentadas pela XRAY ou por pilotos da equipa XRAY, pode ter a certeza que são exatamente os mesmos óleos que receberá ao comprar óleos XRAY, assegurando assim a exatidão dos set-ups e comportamento do carro descrito.

Massa Grafitada.

O XB8 inclui HUDY Graphite Grease, que é um lubrificante semi fluído de alta tecnologia e alta performance que incorpora aditivos de grande pressão e pasta de grafite finamente dispersa para aguentar as cargas a que estão sujeitas as engrenagens. É destinada á lubrificação de elementos em rotação e engrenagens. Além da grande capacidade de resistência ás cargas a que é sujeita, a massa grafitada é formulada para ter elevada adesividade e resistência aos “salpicos” em condições extremas. A massa reduz os efeitos de desgaste nas peças, aumentando a sua durabilidade.

Filtro De Ar.

O filtro de ar á suave e produzido com duas camadas. É incluído óleo de filtro de ar. O cotovelo de encaixe no carburador é de encaixe universal aos motores de 1/8 TT.

Carroceria.

A carroçaria do XB8 com aerodinâmica de baixo perfil e pouca força descendente encaixa perfeitamente no carro para a maioria das condições de pista. A carroceria reduz a força descendente e faz com que o carro seja fácil de guiar em pistas duras ou danificadas. A carroceria é construída de um lexan de alta qualidade.

Para pistas com pouca tracção é recomendável usar a carroceria opcional com a referência #359707 High-Downforce, a frente e traseira da carroçaria foram desenhadas para aproveitar o efeito aerodinâmico descendente para máxima estabilidade do carro. As laterais do carro, assim como a zona do cockpit são o mais plano possível para permitir o fluxo de ar em torno do carro melhorando a estabilidade lateral. No topo da carroçaria foram incorporados dois canais de fluxo para assistir na deslocação de ar

AILERON.

A asa traseira, eficaz e com estilo, foi desenhada para fornecer a quantidade de força descendente necessária e a estabilidade desejada. A asa traseira foi desenhada para funcionar perfeitamente com a carroçaria original XRAY XB8 para melhor estabilidade.

SUPORTES DO AILERON.

Produzida com uma mistura especial de compósitos, a asa vai sobreviver á grande maioria dos impactos extremos a que for sujeita, e manter a sua forma.

Isolamento da Carroceria.

Existe também a possibilidade de utilizar fitas de Velcro, colocadas nos locais próprios existentes, para melhorar o isolamento dos elementos do interior do carro.

Guarda Lamas.

A suspensão traseira tem buracos pré-feitos onde podem ser montados guarda lamas opcionais. Os leves guarda lamas protegem a trasmissão traseira em condições de pista molhada e de pó.

Possibilidades De Configuração.

O XB8 possuí uma geometria de suspensão totalmente configurável. Para fácil e rápido ajuste nós recomendamos a utilização de ferramentas e acessórios da HUDY, o líder mundial em ferramentas para RC.
A longa e impressionante gama de ajustes possíveis inclui:

Equilíbrio Do Chassis.

O desenho do chassis é pensado de acordo com distribuição de peso e transferência de massas. Os buracos na linha central do chassis permitem uma fácil verificação com a utilização da ferramenta HUDY Chassis Balancing Tool #107880.

Set-Up Book.

O XB8 é um dos carros de todo o terreno mais ajustável do mundo. Quer seja um piloto de topo ou um utilizador de lazer, poderá facilmente configurar o XB8 para o seu estilo de condução, tipo de pista, ou condições existentes. Para entender completamente as possibilidades de configuração sugerimos o lendário HUDY Set-up book, preenchido com mais de 50 páginas de imagens de grande qualidade e explicações simples e práticas sobre configuração de carros de RC. Quer seja um piloto experiente ou esteja apenas a começar, poderá facilmente aprender muitos truques e conselhos e aumentar as suas capacidades de configuração do carro, tendo sempre como objetivo uma melhoria das suas capacidades de corrida com o XB8. O livro de Set-up do XB8 está disponível para download exclusivamente no site www.hudy.net

Manual De Instruções.

Os manuais de instruções da XRAY são simplesmente os melhores que irá encontrar ao adquirir um modelo de RC, tendo-se tornado o exemplo a seguir nesta indústria. Quer seja o primeiro carro que vai montar ou seja já um piloto experiente, todas as instruções são diretas e simples de entender. O manual totalmente a cores contém grandes imagens 3D e indicações que mostram todos os detalhes da forma mais clara possível.

Serviço VIP Ao Cliente XRAY.

Possuir um modelo de RC da XRAY é uma experiência por si só. O cliente não apenas possui um dos mais distintos modelos de RC do mundo, mas também passa a integrar a prestigiada família de donos de modelos XRAY com serviço direto da fábrica XRAY. A XRAY traz até si o mais atualizado site de RC da Internet, com notícias diárias sobre corridas e resultados, e as últimas novidades em produtos e desenvolvimentos. Se tem alguma questão, problema ou comentário, poderá perguntar á equipa de suporte da XRAY ou a qualquer piloto de fábrica no fórum de suporte da XRAY, Pode fazer upload da sua set-up sheet, ou fazer download de qualquer set-up entre os milhares vindos de todo o mundo que estão presentes na Base de Dados exclusiva XRAY – a maior base de dados de set-ups do Mundo. E isto é apenas o início do tratamento VIP que irá receber ao juntar-se á equipa XRAY.