rx8

O caminho para realizar o meu sonho foi sempre cheio de desafios, reviravoltas, revelações e vitórias. Esta foi a verdade literal na perseguição da derradeira máquina de corrida, impulsionada pela paixão e visão… um sonho realizado como o do RX8. Totalmente estável como quase todos os carros RC imaginados na linha da XRAY, o palco central tinha um espaço vazio para mostrar os ideais da XRAY, filosofia e empenho na perfeição da competição.

Nascido de uma paixão de infância e desenvolvido desde os meus 37 anos, herança de uma dedicação à engenharia ingénua, o RX8 foi idealizado com um propósito: ser a representação definitiva da XRAY na sua perfeição e engenharia sofisticada. A minha procura de realizar este sonho envolveu de uma forma substancial todos os recursos à disposição da XRAY: conceito & design, investigação & desenvolvimento em realidade virtual e física, e testes rigorosos antes que o RX8 possa competir e caia nos braços do mundo ansioso. Juntando o seu folgo à família XRAY, o RX8 está posicionado para capturar os corações e mentes do mundo das corridas e transporta-o para o Circulo dos Vencedores.

Dipl. Eng. Juraj Hudy
XRAY chief designer
Tomar a responsabilidade do desenvolvimento do RX8 foi um grande desafio para mim mas também uma grande satisfação e ao mesmo tempo uma oportunidade. Os primeiros anos do novo RX8 têm sido muito entusiasmantes e com sucessos, tendo ganho vários campeonatos nacionais, incluído o título nacional dos EUA assim como o título Winternats. As equipas de competição e de R&D da XRAY têm feito um trabalho fantástico e estou mais que orgulhoso para vos apresentar a nova versão do RX8.

O desenvolvimento na XRAY nunca para e nem a nossa procura pela perfeição. A nova versão do RX8 proporciona-nos o melhor da sua plataforma e adiciona várias modificações e afinações para melhorar a performance e a condução do já bem-sucedido carro.

Martin Hudy
XRAY RX8 platform designer

Conceito.

O RX8 é um carro típico da XRAY – alta qualidade, profissional, modelo de carro de alta competição para os pilotos mais exigentes, desenvolvido e desenhado com atenção aos mais pequenos detalhes. Construído a partir de materiais de topo Europeus, usando máquinas de ultima geração Suíças e Alemãs. O RX8 é um típico XRAY, uma peça de luxo.

Linhas suaves, design de toque distinto, tudo esculpido numa plataforma ligeira – uma expressão de potência, estilo dramático, tecnologia superior, puro luxo e performance. A XRAY com uma filosofia de design descomprometida junta tudo para fazer o melhor carro nitro de pista, o RX8 tem um caracter único, nascido de uma construção precisa e com elevada atenção ao detalhe. Para pilotos com uma condução irrepreensível, o RX8 é a melhor solução para ganhar.

A derradeira expressão da paixão de competição. A arte da performance RX8.

Depósito de combustível completamente novo

O depósito de combustível foi completamente redesenhado. Foram adicionadas barreiras ao interior do depósito para assegurar que o combustível estará sempre dentro da área à volta da tomada de combustível. Assim, mesmo em curvas rápidas e longas, o combustível será constantemente fornecido ao motor, o que resultará numa performance mais estável do mesmo.

O depósito de 125cc com hypertonic e filtro interno tipo pedra, está posicionado no centro do carro, contribuindo para um design único de baixo perfil, o qual permite que o deposito se localize o mais baixo possível. A sua montagem por meio de espaçadores de borracha ajudam a reduzir a vibração. O composto especial usado na moldagem do depósito garante-lhe uma robustez extrema. A colagem das peças do depósito é efetuada por um sistema robótico, desenvolvido internamente, e que assegura uma máxima precisão no pré-aquecimento e colagem.

Amortecedores completamente novos de baixo perfil (LP)

Os amortecedores do RX8 foram completamente redesenhados. Os novos amortecedores LP do RX8 são quase todos compatíveis com os amortecedores do T4 exceto o corpo de alumínio, os veios, as rótulas esféricas e as molas foram modificadas para carro de nitro on-road. Os amortecedores do RX8 são quase totalmente compatíveis com os do NT1 2013, sendo somente diferentes as rótulas esféricas e a dureza das molas.

Os novos amortecedores LP foram desenvolvidos para baixar o CG do carro no sentido de melhorar a sua estabilidade.
Com os novos amortecedores LP o RX8 fica mais estável, tornando-o mais fácil de conduzir em chicanas, e mais resistente ao capotamento, permitindo atingir-se maior velocidade em curvas de elevada tração.
Os veios dos amortecedores foram especialmente endurecidos para garantir vida longa e força máxima.

Para acomodar os novos amortecedores Baixo Perfil (LP), foram desenhados e produzidos novos pistons.
O conjunto inclui pistons de 3 e 4 orifícios com 1.1, 1.2 e 1.3 mm de diâmetro. Os pistons são moldados usando métodos especiais de Delrin para assegurar uma circunferência perfeita, mantendo ao mesmo tempo a rigidez e a durabilidade.
O corpo dos amortecedores são maquinados por CNC a partir de alumínio de topo Suiço 7075 T6 e endurecido para assegurar vida longa.

Os amortecedores têm um corpo encurtado mas um diâmetro alargado para manter o mesmo volume de óleo dos anteriores amortecedores longos do RX8.
Ambos os amortecedores, frontais e traseiros, têm rótulas esféricas, superior e inferior, propositadamente deixadas largas para proporcionar um pouco de jogo dos amortecedores aquando montados, no sentido de gerar mais tração.


O roscado do corpo dos amortecedores permite um ajuste rápido & fácil da altura. Os amortecedores contêm membranas de baixo perfil para um amortecimento super suave e preciso.

Molas de amortecedor curtas totalmente novas (3S).

As novas molas 3S foram especificamente desenvolvidas para complementar os amortecedores LP. As molas traseiras são 4mm mais curtas do que as molas anteriores do RX8.

O RX8 vem equipado na frente com molas C7.5 para proporcionar máxima estabilidade e direccionalidade e na traseira molas C5.0 pra proporcionar máxima tração e velocidade em curva.

As molas dianteiras e traseiras têm agora o mesmo comprimento de forma a obter mais direccionalidade à entrada das curvas e simplificar a sua escolha.
As molas 3S, tal como todas as molas XRAY, são manualmente medidas, selecionadas e emparelhadas para garantir um comprimento e amortecimento precisamente iguais.
XRAY 3S SPRING-SET ( 2 pcs ) Front = Rear

Torres de amortecedores completamente novas

Para maximizar o efeito dos novos amortecedores de LP, ambas as torres de amortecedores frontal e traseira foram completamente redesenhadas e rebaixadas 2.5mm na retaguarda e 5mm na frente para ajudar a baixar o CG, tão baixo quanto possível. Fabricado a partir de carbono premium de 2,5 mm, as torres de amortecedor são menores, mais leves, mais compactas e, depois de testes rigorosos, foram afinadas para aumentar a direccionalidade em potência.

Embraiagem invertida totalmente nova

O novo design da embraiagem invertida oferece uma aceleração mais suave e rápida, enquanto aumenta o tempo de vida das pastilhas de embraiagem.

A embraiagem de 3-pastilhas XCA (XRAY Centrífuga-Axial) é facilmente ajustável, tendo como características a destacar, a campânula da embraiagem, a porca da embraiagem, a porca do volante e o rolamento de encosto da embraiagem, feitos em aço de mola exclusivo HUDY ™; volante do motor endurecido, disco de embraiagem e apoio da mola feitos em alumínio premium T6 7075 suíço.

O formato interno da campânula e da porca de embraiagem foram redesenhados para assegurar um fácil ajustamento do espaçamento entre as mesmas.

A nova Mola de Embraiagem Ultra Estável tem características muito similares a conjunto de Molas de Embraiagem Cónicas #348540. A principal diferença é que a nova mola de embraiagem ultra estável funciona numa gama de condições mais alargada e é mais fácil de instalar. De forma a eliminar a deformação da mola durante o uso, a mola foi pré-comprimida como parte do processo de produção. O resultado é a obtenção de uma mola ligeiramente mais curta. O comprimento e as características da mola manter-se-ão consistentes mesmo após um longo período de utilização.

Novo para-choques frontal

O novo para-choques frontal foi redesenhado para aumentar a durabilidade e eficiência mas mais do que tudo atingir uma elevada performance do carro. Os novos defletores criam uma força descendente aumentada.

A força descendente do carro pode ser facilmente controlada e ajustada mediante a remoção dos postiços das janelas exteriores do para-choques.

O suporte do para-choques frontal foi redesenhado também para aumentar a durabilidade e para suportar choques violentes.

Os para-choques frontais, superior e inferior, são feitos de um material compósito especial para suportar fortes impactos.

Suportes traseiro da carroçaria totalmente novos

O suporte traseiro da carroçaria foi redesenhado e foi-lhe adicionado uma posição extra de montagem o qual permitirá que a carroçaria seja montada numa posição mais elevada para cumprir com os novos regulamentos da EFRA. O suporte da carroçaria foi também reforçado para aumentar a resistência e durabilidade.

Extensões da Suspensão Traseira

As extensões de carbono dos braços da suspensão traseira foram redesenhados para aumentar a sua durabilidade. As extensões de carbono frontais e traseiras são utilizadas para otimizar as posições de montagem dos amortecedores.

Montagem do escape completamente nova

O sistema de montagem do escape é totalmente novo. O novo suporte de alumínio do escape está montado na bancada do lado esquerdo. A nova mola de escape extra longa ajusta-se a todos os escapes standard.

A bancada do lado esquerdo foi também redesenhada para acomodar o novo sistema de montagem de escape.

Rolamentos de 2ª velocidade de maior dimensão

O rolamento traseiro de 2ª velocidade tem maiores dimensões para uma maior durabilidade e resistência. A bancada traseira do lado direito for redesenhada para acomodar o rolamento de 2ª velocidade, agora de maiores dimensões.

Salva Servo Fortalecido

A nova mola do salva servo ajustável e fortalecida assegura uma direccionalidade mais precisa e aumentada, assim como, uma resposta mais segura e forte da direção.

O salva servo centralizado utiliza rolamentos para assegurar uma operação precisa e suave. O Ackerman é facilmente ajustável em 4 posições o que lhe permite o ajuste das características de direccionalidade ao seu estilo de condução e às condições da pista.

Casquilho reforçado

Novo casquilho de aço para o tensor da correia, que também é usado como casquilho de centragem da traseira da placa. O casquilho está reforçado e fortalecido para assegurar uma melhor resistência do tensor da correia assim como a centragem da placa.

Excêntricos dos travões

Foi melhorada a resistência dos travões com a introdução do novo excêntrico de aço, o qual aumenta a sua durabilidade.

Peças leves.

Para melhorar a sua eficiência, o RX8 apresenta um eixo frontral/central aligeirado feito de HUDY Spring Steel™ e um adaptador de disco de travão aligeirado que reduz o peso mas que mantém força suficiente para transferir a potência do motor para as rodas. A aceleração e o trabalhar suave do conjunto é uma vantagem distintiva do carro.

XRAY Multi-Flex™.

Quando se trata de estabelecer novos padrões na indústria de RC, a XRAY está sempre na vanguarda para apresentar ideias e soluções inovadoras de engenharia, elevando a fasquia e rapidamente tornando-se um novo padrão de mercado para os outros o seguirem. A Tecnologia inovadora da XRAY chamada de Multi-Flex Technology™ (MFT™) foi originalmente criada para a escala 1/10 turismo elétricos de pista e resultou num dos avanços mais significativos no desenvolvimento dos carros de turismo dos últimos anos. Esta inovação não só recebeu inúmeros prémios e honras mas também provou ser uma vantagem competitiva nas pistas de todo o mundo… ajudando a XRAY a dominar corridas a nível local e nacional.

STIFF


Use stiff setting for high-traction tracks where a lot of steering and car response is required.

MEDIUM


Use medium setting for medium-traction tracks. This setting offers good balance between steering responsiveness and traction.

SOFT


Use soft setting for low-traction, dusty tracks. The car will create a lot of traction with this setting but will have less steering and response compared to stiffer setting.

Chassis Multi-Flex™.

O RX8 foi o primeiro carro de touring nitro com a configuração de flex. O desenho inteligente do chassis do RX8 permite a montagem adicional de pesos ou rigidificadores para um ajuste completo do chassis. Sempre que precisar de adicionar pesos ou rigidificar a frente ou a traseira, tem a possibilidade de escolher os pesos opcionais frente/centro/tras e regidificadores de carbono frente/centro/tras. Na frente do carro, ambos, pesos e postiços carbono, podem ser montados tanto fixos como flexíveis para evitar o efeito de rigidez indesejada.

Placa de Rádio Multi-Flex™.

A flexibilidade da placa de rádio pode ser ajustada independentemente da flexibilidade do chassis o que permite um ajuste muito fino.

Os casquilhos usados na parte de trás da placa de rádio podem ser montados numa configuração fixa ou flexível. É sugerido usar a configuração flex para pistas de baixa tração, porque um carro macio gera mais tração. A configuração fixa é sugerida para pistas de elevada tração.

Opcionais de carbono para a frente da placa de rádio permitem uma maior rigidez da frente da placa de radio e altera também as características da placa de radio. A placa de rádio sem o braço permite uma melhor entrada em curva. O braço torna o carro mais estável e fácil de conduzir em condições de elevada tração ou quando se usa aditivo nas rodas

O sistema de montagem do escape foi também redesenhado. O suporte do escape já não está mais montado na placa de rádio, o que elimina o efeito negativo no flex. Agora a placa de radio flexiona igualmente nos dois lados o que melhora a sua consistência e permite mais flex na frente, melhorando também a entrada em curva.

Plataforma com CG mais baixo.

Graças aos conceitos de design e engenharia muito inteligentes, todas as peças estão posicionadas muito em baixo criando o mais baixo possível CG resultando numa condução super estável e precisa.

Materiais de Alta Qualidade & Exclusivos.

O RX8 é um carro de corrida de luxo usando somente materiais da mais alta qualidade, tais como o premium carbono – exclusivo ultra secreto HUDY Spring Steel™ - de grau elevado Swiss 7075 T6 – aço de alta resistência tratado termicamente e alumínio aeroespacial – e compostos autodesenvolvidos e formulados pela XRAY. Color of the parts may vary from the shown picture. Some parts in some kits may be silver and not orange as shown.

Chassis

O chassis leve é maquinado por CNC a partir de alumínio Suiço 7075 T6 de 5mm de espessura e é estrategicamente maquinado em áreas de baixo stress para o tornar o mais leve possível sem afetar a sua força e rigidez. Todos os furos dos parafusos na base do chassis são escareados, mostrando uma superfície plana sem cabeças de parafusos expostas.

Os rebordos do chassis são chanfrados e os buracos dos parafusos são escareados mostrando uma superfície completamente plana. Foram efetuados rebaixos para acomodar os postiços de carbono ou pesos adicionais, à frente e atrás para afinar a rigidez, o balanceamento e o CG do chassis.

A area debaixo do motor é sólida sem qualquer abertura para assegurar a máxima força.

Placa de Rádio

A placa de radio é maquinada em CNC a partir de carbono de 2.5mm e o seu design permite a sua fácil remoção, com toda a eletrónica montada, para uma rápida e fácil manutenção e limpeza.
A caixa de rádio é compacta e de baixo peso e tem um design e layout limpos. A caixa de radio é montada na lateral da placa de radio e acomoda qualquer recetor standard e um interruptor opcional, com uma cobertura de borracha à prova de água.

Acesso à bateria.

A bateria pode ser facilmente removida por debaixo do depósito de combustível mediante a remoção rápida da cobertura de material compósito, na parte de baixo do chassis. A cobertura opcional de carbono contém um baixo-relevo maquinado por CNC, no qual se coloca a bateria, permitindo às baterias assentar o mais baixo possível. A característica principal da cobertura de carbono é a sua funcionalidade integrada Multi-Flex Technology™ que adicionalmente reforça o chassis no plano vertical.

A bateria pode ser facilmente removida por debaixo do depósito de combustível mediante a remoção rápida da cobertura de material compósito, na parte de baixo do chassis. A cobertura opcional de carbono é recomendada para o uso de baterias recetoras LiPo. A cobertura opcional de latão adiciona peso à base do carro. A Tecnologia Multi-Flex permite a montagem das coberturas opcionais acima referidas, fixando-as diretamente ao chassis ou montadas independentemente do chassis.

Altura ajustavel do depósito de combustivel.

A bateria de 5 células localizada por debaixo do depósito de combustível ajuda a criar um CG baixo. Se usar uma bateria de tamanho reduzido poderá baixar o depósito de combustível mais 3mm, criando assim uma plataforma mais baixa.

Apoios de Motor.

O conjunto de apoios de motor de montagem rápida são maquinados por CNC a partir alumínio premium aeroespacial. Os apoios de motor têm uma posição fixa para uma fácil instalação do motor e ajuste das engrenagens.

Ajuste das engrenagens

O design do apoio do motor permite que defina e fixe a posição do motor para um optimo ajuste da engrenagem. Após o ajuste inicial estar definido, a posição do motor fica permanentemente definida, o motor pode assim ser instalado e reinstalado a qualquer momento sem qualquer reajustamento das engrenagens.

Bancadas.

As bancadas são a espinha dorsal do carro onde todas as partes principais e a suspensão são montadas, assim a flexibilidade das bancadas tem uma influência significativa na suspensão, condução e performance do carro. O RX8 tem bancadas super-leves com um design limpo e ligeiro para proporcionar baixo peso e CG, fazendo o RX8 simples de manutenção e permitindo fácil acesso a todas as peças. As bancadas criam uma plataforma super-sólida a todas as peças aí montadas, um composto especial foi desenvolvido para permitir múltiplas montagens e desmontagens sem stress ou desgaste das peças.

Tensor de Correia Integrado

As bancadas frontais e traseiras têm casquilhos excêntricos integrados que permitem um rápido e fácil ajuste das correias frontal e traseira.

Sistema de travão

Um sistema de travão forte e altamente eficiente s foi criado graças à nossa atenção a todos os pequenos detalhes. O corte a laser e a precisão da superfície ventilada do disco de travão de aço permite travagem sem fadiga, em conjunto com as pastilhas de elevado atrito instaladas nas placas de travão, também estas cortadas a laser. O disco de travão é pequeno e fino, tornando-o muito leve.

Um polimento manual preciso, em máquinas de polimento especiais, garante uma rotação sem vibração. Acionamentos do travão são precisamente transferidos aos travões graças ao seu excêntrico apoiado em rolamentos. O excêntrico é de aço para uma maior durabilidade e ambos, disco de travão e maxilas de travão, têm um tratamento especial a quente para um tempo de vida máximo.
Um sistema de travão forte e altamente eficiente foi criado com base em todos os pequenos detalhes. O disco de travão de aço ventilado, em conjunto com as maxilas de elevado atrito, permite uma travagem sem fadiga, pois é resistente a temperaturas elevadas.
O disco de travão tem rasgos enormes tornando-o muito leve e este design permite uma absorção máxima de calor. Um polimento manual preciso, em máquinas de polimento especiais, garante uma rotação sem vibração. Os buracos da ventilação estão, por conceção, colocados fora da zona de contato das maxilas de travão para assegurar um contacto máximo entre estes.
Duas molas asseguram um espaçamento
apropriado entre as maxilas.

Transmissão.

A transmissão do RX8 é a mais suave e eficiente do mundo. A transmissão é super suave e com um mínimo de fricção. Desde os eixos pequenos e leves, passando por uma relação eficiente e polias otimizadas, até aos rolamentos de alta velocidade e todas as peças de transmissão leves, todo o conjunto foi especialmente desenhado para uma máxima eficiência.

Veios de Transmissão

Os veios minúsculos de transmissão são fabricados a partir de HUDY Spring Steel™, sendo o material mais apropriado do líder da indústria HUDY. O material HUDY Spring Steel™ assegura um tempo de vida longo ao veio, máxima força e peso reduzido.

A frente do RX8 é impulsionada por veios de transmissão CVD, enquanto na traseira são usados ossos de cão.

Endurecido por um processo de endurecimento proprietário, os veios de transmissão providenciam um tempo de vida imbatível e resistência.

Eixos.

O 1-way frontal e o eixo sólido traseiro são pequenos e leves, assegurando uma super pequena massa rotativa e o mais baixo CG. O super leve 1-way frontal está inserido diretamente no eixo. O corpo do eixo é fabricado a partir de HUDY Spring Steel™, especialmente polido para uma máxima precisão e operação suave, adicionalmente tratado a quente e revestido a preto para assegurar vida longa e máxima performance.

A polia traseira, feita de compósito, é leve e está inserida numa peça sólida única HUDY Spring Steel. Todas as saídas de diferencias são fabricadas a partir de HUDY Spring Steel e são especialmente polidas para uma máxima precisão. Todas as polias têm buracos de autolimpeza.

Saídas de diferenciais.

Todas as saídas de diferenciais e eixos das rodas são fabricados a partir de HUDY Spring Steel™ e foram adicionalmente polidas à mão para uma máxima precisão e fácil encaixe. Estas peças têm um tempo de vida inigualável e máxima força para suportar as forças tremendas geradas hoje pelos modernos motores nitro.

Polias.

Todas as polias são moldadas a partir de uma mistura composta especial para garantir, muito baixa fricção, mínima chance de quebra de dentes e elevado tempo de vida. A cobertura das polias tem buracos de autolimpeza.

Correias PUR®

A transmissão é operada por correias reforçadas de alta eficiência e baixa fricção PUR®, o que assegura que toda a potência é propriamente e eficientemente transferida para todas as peças da transmissão.

Caixa de 2 velocidades

As peças da caixa de 2 velocidades estão instaladas num eixo oco leve, super suave, fabricado com precisão em aço HUDY, o qual é adicionalmente tratado a quente para obter uma força extra e um tempo de vida longo. Os adaptadores da caixa de velocidades são maquinados por CNC a partir de Suiço 7075 T6 para garantir um encaixe perfeito do rolamento 1-way, obtendo-se assim uma instalação precisa e sem vibrações das cremalheiras. A elevada qualidade do rolamento 1-way é verificada manualmente antes da instalação para obtenção de uma máxima precisão e força. O adaptador da caixa de velocidades é fabricado a partir de aço endurecido.

Cremalheiras.

As cremalheiras são moldadas com precisão a partir de uma mistura exclusiva secreta de plástico XRAY, fazendo com que as engrenagens funcionem verdadeiramente, sejam super silenciosas e suficientemente robustas para suportar a potências dos motores modernos. As cremalheiras são moldadas com uma técnica especial permitindo um funcionamento verdadeiro melhorando assim a eficiência da transmissão. Cada cremalheira é marcada com o numero de dentes para uma fácil identificação.

Tensor de correia.

O tensor da correia ajustável é feito de carbono e está montado no suporte lateral da placa de rádio. O desenho inteligente permite o ajuste fácil da correia ou a sua remoção para a retirada do motor.

Geometria da Suspensão

O RX8 possui a mais avançada geometria de suspensão, totalmente otimizada para corridas de carros de turismo, projetada para responder a todas as características e condições de corrida. Ao longo dos anos, a XRAY adquiriu um enorme conhecimento na utilização de diferentes tipos de geometria de suspensão e autodesenvolveu uma tecnologia de endurecimento de suspensão, que utilizou com um enorme sucesso em carros elétricos e de nitro, tanto em on-road como em off-road. As peças da suspensão são ultraleves e são moldadas a partir de materiais especiais compósitos, que as tornam muitos leves e mesmo assim muito duráveis para suportar os rigores das corridas de alta performance.

Configurações integradas da suspensão

As características do design do RX8 I.S.S. (Configurações Integradas da SuspensãoTM). Todas as possibilidades de ajuste são completamente integradas, permitindo mudanças completas do setup sem alterar ou substituir qualquer peça. A utilização dos casquilhos excêntricos quadrados na bancada superior frontal, assim como nas bancadas traseiras, para a suspensão superior e inferior, permite um ajuste completo da geometria. Os roll centers são ajustáveis nas posições standard superior e inferior, assim como nas posições interna e externa. Os pinos pivô de aço da suspensão são polidos para um movimento suave.

Altura ajustavel do eixo

Os blocos de direção frontais e os cubos traseiros têm casquilhos excêntricos que permitem ajustes do roll center assim como ajuste frontal do caster. Os casquilhos excêntricos do cubo traseiro também permitem o ajuste independente da distância entre eixos. A altura dos eixos frontal e traseiro podem ser facilmente ajustados mediante os casquilhos excêntricos.

Distância entre eixos & Ajuste
do equilibrio de pesos.

A distância entre eixos pode ser facilmente ajustada usando clips na suspensão frontal e traseira. Movendo os braços frontal e traseiro pode também ser usado para afinações finas de equilíbrio de peso.

Ajuste de offset

O offset das rodas pode ser facilmente ajustado utilizando anilhas (incluídas) de 0,5-2,5mm. Isto afeta o ajuste da direção (quando ajustado à frente) e também as características de tração traseira (quando ajustado atrás).

Quando se usa menos offset à frente, o carro tem mais entrada na curva, e a direção tem melhor resposta, recomendado para circuitos pequenos e técnicos. Mais offset torna o carro mais estável e fácil de conduzir em circuitos com condições de atrito elevados.

Quando se tem menos offset na traseira, o carro tem mais entrada na curva mas menos tração e estabilidade, portanto é recomendado usar menos offset em circuitos técnicos e pequenos ou com condições de elevado atrito. Mais offset na traseira torna o carro mais estável e melhora a velocidade em curva.

Braços de suspensão

Os braços de suspensão são uma das partes mais importantes de qualquer modelo de carro RC, já que eles influenciam diretamente a condução e as características de corrida do carro. Os braços de suspensão do RX8 são o resultado de testes de longa duração de diferentes desenhos e layouts. Comprimento, espessura, flexibilidade, geometria dos pontos de suspensão e materiais utilizados... são todos os conceitos e detalhes que tinham que ser cuidadosamente revistos para criar ótimos braços de suspensão.

A mistura exclusiva do composto utilizado para os braços de suspensão é um perfeito equilíbrio entre a resistência e o desempenho. O braço de suspensão em si é suficientemente rígido para proporcionar uma sensação de resposta, ainda que suficientemente suave para proporcionar extrema durabilidade

Cubos da direção

Os cubos pequenos da direção são moldados de mistura especial do compósito para uma força máxima..

Graças a uma qualidade perfeita, os rolamentos encaixam no cubo de direção sem qualquer folga, obtendo-se assim uma estabilidade máxima e direção do veículo.

O kit inclui blocos de direção 0 graus. Os blocos de direção +1 e -1 graus podem ser comprados opcionalmente. +1º melhora a velocidade em curva e saída de curva enquanto reduz entrada em curva e torna o carro menos agressivo.

-1º melhora entrada em curva e reduz saida de curva.

Cubos traseiros

Os cubos traseiros são muito compactos. São pequenos em tamanho mas graças à mistura especial do compósito usado são também muito fortes.

Graças a uma qualidade perfeita, os rolamentos encaixam no cubo sem qualquer folga, obtendo-se assim uma estabilidade máxima e direção do veículo.

Os cubos traseiros têm duas posições de fácil ajuste do roll center, as quais são usadas para ajustes da tração. Os cubos têm duas posições de ajuste da carroçaria, que dependem do tipo da mesma. Estão também incluídas bolas pivô curtas e longas para obtenção de um ajuste ótimo.

Bolas Pivô.

A suspensão do RX8 contém bolas pivô de precisão, que são especialmente endurecidas para aumentar o tempo de vida das mesmas e suportar colisões violentas. Estão incluídas um total de oito (8) bolas pivô, fixadas por porcas fortes de compósito M10, para reduzir peso.

As bolas pivô standard são de aço para uma máxima durabilidade e tempo de vida. Para aqueles que estão focados na redução de peso, estão disponíveis opcionalmente bolas pivô em alumínio.

Barra estabilizadora frontal

A barra estabilizadora frontal, em formato de lâmina, é totalmente ajustável. A barra estabilizadora frontal é totalmente independente do ajuste dos downstop. As lâminas da barra estabilizadora frontal são facilmente ajustáveis através de uma chave hexagonal interior de 1.5mm.

Barra estabilizadora traseira

A barra estabilizadora traseira de 2.8mm ajuda a reduzir o rolar do chassis. A barra estabilizadora roda em rolamentos para uma máxima precisão e livre movimento.

Para obter um ajuste preciso , estão disponíveis arames opcionais de diferentes espessuras.

Esticadores Hudy Spring Steel™

Para garantir máxima resistência todos os esticadores são fabricados a partir de um material especial HUDYSpring Steel™ para obtermos esticadores com núcleo mais resistente.

Salva Servo

O salva servo centralizado está apoiado em rolamentos para garantir um funcionamento preciso e suave. O salva servo permite um ajuste fino da tensão da mola. O salva servos também permite um fácil ajuste das posições do Ackerman o que muito influencia as características de direção... permitindo ajustar o RX8 ao seu estilo de condução e condições da pista.

Postes da carroçaria

Os postes da carroceria frontais e traseiros permitem ajustes de 2mm da posição da carroçaria dependendo da distância entre eixos e o ajuste da força descendente da carroçaria. Os postes traseiros são de um composto especial e permitem três posições de ajuste da força descendente traseira.

Oleos de selicone

Os óleos de silicone XRAY Premium são fabricados na Europa por um fabricante especializado. Estes óleos novos foram criados exclusivamente para XRAY. Cada lote de óleo premium é testado em laboratório e calibrado para assegurar a consistência e a mais elevada qualidade possível. Com base na classificação padrão da indústria cSt, a nova linha de óleos será fácil de identificar, ajustar e sentir.

Ao seguir as folhas de afinação da XRAY ou dos pilotos da equipa XRAY, pode ter certeza de que os óleos que vai usar no seu carro serão exatamente iguais aos usados pela equipa de corrida da fábrica, garantindo assim uma configuração exata do carro.

Rolamentos.

O RX8 está totalmente equipado com rolamentos de alta velocidade. Rolamentos selados a azul em todo o chassis para uma máxima eficiência do mesmo. Os rolamentos de alta performance são ligeiramente lubrificados com óleo Aero Shell Fluid 12 para uma máxima suavidade e longa duração. Os rolamentos principais são sobredimensionados com pistas extra fortes para garantir que as bolas correm suavemente e efetivamente sob extremas condições.

Equilibrio do Chassis

O design do chassis centra-se na distribuição equilibrada do peso e na sua transferência. O chassis tem furos estrategicamente colocados para pesos adicionais para o ideal balanceamento de carro. Existem furos ao centro para um fácil balanceamento mediante o uso da ferramenta HUDY Chassis # 107880.

Adjustment Possibilites.

The RX8 features fully-adjustable front and rear suspension geometry: caster, camber, toe, ride height, droop, track-width, Ackermann, roll centers and weight balance. For easy and fast adjustment, we recommend using set-up tools and accessories from HUDY, the world leader of RC tools.

Manual de instruções da XRAY

Os Manuais de Instruções XRAY tornaram-se o padrão da indústria, e são simplesmente os melhores manuais para um carro modelo de RC. Se é a primeira vez que monta um carro ou é um piloto experiente, todas as instruções são simples e diretas de fácil compreensão. O manual de instruções a cores contém grandes ilustrações 3D que mostram todos os detalhes de montagem da maneira mais fácil possível.

Tratamento VIP do cliente.

Possuir um carro de corrida da XRAY é já uma experiência por si só. Não só vai possuir o mais luxuoso carro de corrida premium do mundo, mas também se vai tornar um membro da prestigiosa família de proprietários XRAY com o apoio e serviço direto da fábrica XRAY. A XRAY oferece-lhe a mais atualizada página RC da Internet, com notícias diárias de corridas e os produtos desenvolvidos recentemente. Se tiver quaisquer dúvidas, problemas ou comentários, pode contactar a Equipa de Suporte da XRAY ou qualquer piloto da equipa de fábrica da XRAY no fórum de suporte XRAY. Pode mesmo carregar as suas próprias folhas de set-up ou descarregar a partir dos milhares de diferentes folhas de set-up disponíveis de todo o mundo da base de dados Virtual da XRAY. E isso é apenas o começo do tratamento VIP que obterá ao juntar-se ao Team XRAY.